Blog do Júnior Bocelli

Estudos bíblicos, reflêxões, devocionais, histórias e artigos em geral.

Evangélicos Politeístas

Evangélicos Politeístas

Saiba se você é um politeísta psicológico, problema que a maioria dos que se declaram monoteísta carregam

Primeiramente é importante definir que o Cristianismo se declara Monoteísta, ou seja, ele é fundamentado em um conjunto de doutrinas que admitem a existência de apenas um Deus, assim como diz em Deuteronômio:

“Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor.”

Ensinamento repetido por Jesus, onde Ele afirmou ser esse o primeiro grande mandamento: não apenas devemos crer que existe um único Deus, mas devemos amá-lo acima de todas as coisas.

Esse ensinamento não é dos mais confortáveis, pois, um Deus único e imutável, não atende a demanda pessoal de cada indivíduo, que é guiado pela sua própria cobiça. Ao mesmo tempo, ele não consegue dissociar os seus negócios da pessoa de Deus; por medo, ou, para justificar a sua perversidade diante dos demais.

Nas narrativas Bíblicas vemos o povo de Israel freqüentemente “servindo a Deus”, mas conservando em seus lares alguns deuses pequenos, os baalins, para o consumo imediato, isto é, eram deuses com certas características que atendiam as necessidades do indivíduo naquele momento.

Outra coisa, que também percebemos nas narrativas bíblicas, é a maneira como o povo vai dando o seu próprio ânimo a Deus, fazendo com quem Ele fique do tamanho e do jeito que eles queiram. É o que chamamos de “Politeísmo Psicológico”.

Nem mesmo Jesus escapou de falsas interpretações quando esteve entre os homens na Galiléia. Alguns diziam ser Ele uma reencarnação de Elias, Jeremias, ou até mesmo de João Batista; poucos reconheceram que Ele era o Cristo e, aqueles que o fizeram, foi por expressa revelação divina:

“Chegando Jesus à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: ‘Quem os outros dizem que o Filho do homem é?’ Eles responderam: ‘Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas‘. ‘E vocês?’, perguntou ele. ‘Quem vocês dizem que eu sou?’ Simão Pedro respondeu: ‘Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo‘. Respondeu Jesus: ‘Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus.'”

Até mesmo seus discípulos mais íntimos freqüentemente enganavam-se sobre o Espírito que pairava sobre Ele. Como no episódio em que Tiago e João pediram a Jesus para que fosse enviado fogo dos céus para consumir uma aldeia de Samaritanos.

Após a morte e ressurreição de Cristo, não demorou nada para que começassem a surgir as primeiras seitas Cristãs, que alternavam entre o Judaísmo e o Misticismo pagão.

Altar de Umbanda exibe as imagens dos Exus junto com os santos Católicos.

Altar de Umbanda exibe as imagens dos Exus junto com os santos Católicos.

Escrito por Júnior Bocelli

Júnior Bocelli tem 31 anos, é Bacharel em Física, mas se deu bem mesmo trabalhando como web designer e professor; CEO da iCriação - Sistemas Web e Desktop e funcionário público. Amante de Jesus e do Evangelho, dedica parte do seu tempo a ajudar pessoas que querem Deus, mas não suportam mais a religião.


Conheça também